aaa
Title Left

:: 

Title Right

Press Release Oktane Trackday 2009.2

Ocorreu no último dia 28 de junho, domingo, a segunda etapa do Oktane TrackDay em 2009, também chamado de OTD 2009.2. Apesar de chuva torrencial na noite e madrugada de sábado para domingo, o dia amanheceu “limpo”, inclusive com momentos de sol forte, apesar da temperatura amena e agradável.

BMW M3, Mitsubishi Lancer Evo X e ao fundo Lancer Evo V by Bruno Leite Dodge Challenger 2009 no Oktane Trackday 2009.2

Às 09:00hrs foi ministrado o primeiro briefing para a maioria dos inscritos, sendo explicados todos os procedimentos de segurança e normas de condução segura na pista, contando com instruções dos organizadores e do diretor de pista - Sr. Campiti. Terminado o briefing, os novatos tiveram à disposição 15 minutos de pista “livre” para que os instrutores pudessem acompanhá-los e passar a experiência adquirida em eventos anteriores.

As novidades desta edição comecaram a aparecer no dia anterior durante a vistoria antecipada dos veículos, na qual foi disponibilizada uma balança especial para pesagem de veículos. Com isso todos os participantes presentes puderam verificar não só o peso total do veículo mas também a distribuição de peso em cada roda.

Porsche GT3 no Oktane Trackday 2009.2 Corvette no Oktane Trackday 2009.2

Toda infra-estrutura já conhecida (e esperada) foi mantida pela organização, como serviço de troca de rodas e pneus com calibragem de pressão – fornecidos pela revenda Tiremax e supervisionado pela YOKOHAMA do Brasil, cronometragem com live-timing via internet e resgate idêntico ao das corridas oficiais. A Lanchonete serviu lanches rápidos, doces e bebidas, além do tradicional buffet com serviço ininterrupto das 11 às 17hrs completavam o pacote OTD.

O elevado nível dos participantes e público presentes foi decisivo para o sucesso do evento. “Sem dúvida alguma esse foi o maior e melhor OTD que já realizamos”, completou Rodrigo Gomes, um dos organizadores. Mais de mil pessoas compareceram, e puderam conferir de perto os mais de 55 inscritos. Nissan GTR, Corvette, Mustangs, inúmeros Porsches e vários outros bólidos serviam como colírio para os olhos dos aficionados por velocidade e carros esportivos.

Bólidos na Pista Audi S5 e Ford Ka no Oktane Trackday 2009.2

Outra novidade muito comentada foi a exposição de Autos Antigos no heliponto do autódromo. Opala Club Rj, Maverick Clube, Clube AGMH, Toyoteiros, Antigos do Rio e Low Bugs levaram cerca de 50 veículos em raro estado de conservação. Mas os antigos não foram destaque apenas na exposição. Em seu Ford Torino 380W 1967, Ignacio de Loyola deu um show na pista. “Esse carro é uma recreation do carro que completou o maior numero de voltas nas 84 horas de Nurburgring em Agosto de 1969″ comentava seu feliz proprietário que possui inúmeros veículos raros e muito bem cuidados.

Dois participantes roubaram a cena e marcaram a história do evento. Luis Felipe em seu temido Lancer Evolution VI e Leonardo Rocha conduzindo o Mustang V8 “interceptor”, além de lutarem contra o cronômetro volta a volta em busca do tempo mais baixo, se encontraram na pista e levaram o público ao delírio com manobras dignas de pilotos profissionais.

Evo VI, Mustang e Civic SI Lancer Evo VI e Mustang no duelo do OTD 2009.2

Sem comprometer às estritas regras de segurança, ambos demonstraram grande perícia no controle de seus veículos e travaram um belo “duelo” a procura do melhor tempo do dia. O público delirava a cada volta e, ao final do evento, Leonardo Rocha foi o mais veloz introduzindo o novo recorde absoluto de todos os OTD´s, com o tempo de 1:23.065, desbanco por poucos milésimos a marca do Piloto Rodrigo DePaoli, cujo tempo de 01:23.206 foi conseguido em  26/07/2008 durante o Oktane Trackday 2008.3, abordo de seu Porche 997 Bi-Turbo.

Luis Felipe conseguiu o tempo de 1:23.586, o segundo mais rápido da pista. “A pista estava “lenta” e isso se refletiu no meu tempo. Um novo tanque de combustível será instalado na próxima semana, o que irá me permitir aumentar a pressão do turbo entre 2.2 e 1.9 kg e instalar uma nova linha de combustível, com maior vazão. Espero poder baixar alguns segundos preciosos nos próximos eventos”, garantiu Ipe, como é apelidado pelos mais íntimos.

Mitsubishi Lancer EVO V Mercedes SL 63 AMG

João Neto, no cockpit de um Eclipse altamente modificado, e com várias peças em fibra de carbono, também se destacou com voltas rápidas e o tempo de 1:29.141 ao completar a 14ª. volta. Outra indiscutível surpresa foi o jovem piloto profissional Henrique Lambert, que também compete na fórmula 3 sul-americana, cravando a volta de 1:37.611 com uma “simples” Parati 1.0 Turbo.

Às 16:45 a caixa de marchas do Mustang Interceptor se desintegrou, despejando óleo por todo traçado da curva sul. Imediatamente a equipe de resgate iniciou não só o procedimento de retirada do veículo mas também a limpeza da pista. A organização do evento, visando garantir a segurança dos participantes, resolveu encerrar o evento 15 minutos antes. “A retirada do óleo é feita com um produto especial para minimizar qualquer tipo de residuo na pista. Mesmo assim, como tivemos um dia muito bom e sem praticamente nenhum incidente, resolvemos antecipar um pouco o termino do OTD 2009.2 para garantir a segurança de todos” relatava Daniel Amante, um dos organizadores.

Mercedes SL 63 AMG Honda Civic Vti

Mesmo com este “susto” de última hora, todos saíram satisfeitos, e os elogios superaram as críticas. Com muito esforço, trabalho e dedicação, temos certeza que o suor derramado se reverte em frutos. Reconhecemos que sem o apoio do público, dos inscritos, seus amigos e familiares, de nossos patrocinadores, colaborares e amigos, este sucesso seria impossível, e somos profundamente gratos pelo sucesso e concretização de um sonho. Esperamos que no OTD 2009.3, a ser realizado ao final de agosto, o saldo seja positivo como neste evento.

Nissan GTR, Mustang e CorvetteMorris Mini

Aguardem as Fotos oficiais do evento.

Links Relacionados:

  • Veja agora em nossa Galeria de Fotos mais de 700 fotos do evento.
  • Acesse nossa pagina de Resultados para conferir os tempos volta a volta dos participantes.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,




Leave a Reply



Valid XHTML 1.0 Transitional